FILODOXIA - é um sistema de pensamentos ou de crenças baseada na retórica. Pretende tratar questões filosóficas por puro diletantismo, sem se preocupar em resolver de fato essas questões ou chegar a respostas rigorosamente verdadeiras. Isso porque a filodoxia parte do pressuposto que não existe a verdade. O filodoxo parte de pressuposto de que nunca existirão respostas às perguntas que se formulam, por isso, impregnam de força as suas opiniões pessoais.
Existem mais definições para filodoxia e filodoxos, tais como apego exagerado às próprias opiniões, defesa da verdade individual, amantes da crença infundade e irrefletida e outras definições que sugerem que seria melhor ao leitor que evitasse, a todo custo, passar por este blog.
Porém a escolha do nome tem uma razão.Não se pretende aqui, despejar assuntos, e dar preferência ao discurso mais eloqüente sobre o mesmo ainda que este seja, paradoxalmente, o mais infundado. Nem parto do pressuposto de que, por talvez não existir uma verdade única para as questões abordadas, que a minha opinião prevalecerá sobre as demais. A escolha deste nome foi uma ironia.
Aqui, uma verdade não prevalecerá sobre outra, pois cada um tem para si o que considera ético e moral. Cada um tem sua própria ideologia. A escolha deste nome deve-se a característica de que ninguém é dono da verdade e que, se todos expormos as nossas, poderemos chegar, se não a um senso comum, pelo menos a um amálgama de idéias que contribuirá para estremecer alguns de nossos paradigmas.
Não se pretende, então, chegar a uma verdade que sobrepujará todas as outras, mas pretende-se promover o debate saudável e inteligente, onde nossos conceitos serão testados e nossas crenças postas à prova. Não há vencedores ou perdedores e aquele que tiver sido posto à prova e sair convencido de que os seus argumentos iniciais não foram embasados em firmes alicerces, feliz dele, que pôde se libertar de mais um paradigma que o agrilhoava ao escravizante concreto das idéias pré-concebidas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Racismo começa em casa

Assistam ao vídeo antes de continuarem a leitura, por favor.

Este vídeo mostra como é cultural, mesmo entre os negros, o racismo. Agora vejamos, nos EUA, que tiveram campanhas fortes de valorização do negro, como o black is beautiful, como o black power, como grupos militantes contra o racismo, se ainda assim, crianças negras americanas têm massificado que o branco é belo e que o negro é feio e mau... Imaginem no Brasil, onde algumas pessoas acham que o racismo não existe.


Uma das coisas mais odiosas que existem é o racismo.


Este mal impregna as pessoas de pensamentos perigosos, que legitimam o comportamento intolerante.


Como está a educação nas residências e nas escolas para aquelas crianças acharem que o negro é pior que o branco?
Ou será que isto é percebido pelas crianças através de como são tratadas pelos demais? Qual a origem do racismo entre as crianças? Antes de continuar, fiz o teste aqui em casa, utilizando esta imagem:



Perguntei à minha filha, qual das bonecas ela gostava mais. Ela apontou para a da direita.
Perguntei, se houvesse uma má e outra boa, qual seria qual?
Ela disse que a da direita é boa  e a da esquerda é má.
Envolvi minha mulher na conversa para tentar ir mais a fundo:
Minha filha disse que não gosta da pele preta, que achava-a ridícula.


Nós nunca ensinamos o racismo em casa.


De onde ela tirou esta idéia?


Eu e minha mulher somos brancos, do tipo bem claro, eu de olhos azuis e ela de olhos verdes, mas nossa filha é parda de olhos castanhos. Ela disse que não queria ser parda, que preferia ser branca como nós. Isso me preocupou bastante. Como explicar para uma criança sobre o racismo e o quanto ele é errado?


Eu, que estou aqui, condenando e combatendo o racismo, tenho um foco dele dentro de casa. Se eu nunca tivesse visto o vídeo do YouTube, e nunca tivesse a idéia de fazer este teste em casa, eu nunca saberia que minha filha tem o vírus.

Digo vírus pois o racismo se propaga como um. Ele infecta outras pessoas. Felizmente há pessoas imunes à doença. E meu trabalho agora é vacinar minha filha contra tal mal. Se você leitor, tem filhos em casa, por favor, façam o teste vocês também. Começa de casa a educação para estirpar o racismo da nossa sociedade. E não basta educar somente, há de se dar exemplos, de mostrar o quanto isso é errado.

Historicamente, o branco oprimiu o negro e isso resultou em uma população de negros que têm subempregros e que ocupam as camadas mais baixas da sociedade.

Existem, sim, negros que enriqueceram sem precisarem ser jogadores de futebol, mas estes são raros. A sociedade brasileira, segundo o censo de 2000 divide desta forma a sociedade segundo a cor:

Brancos: 91.298.042 (54%)
Pretos: 10.554.336 (6%)
Pardos: 65.318.092 (38%)
Indígenas, Amarelos e Sem declaração: 2.702.385 (2%)
Total: 169.872.856

Ainda que se somem os pretos e os pardos, obtemos apenas 44% de população afrodescendente. Por isso chamamos de minorias. Porém, esta minoria está crescendo e apesar de sua porcentagem ser menor que as dos brancos, ainda assim temos 44% de eleitores negros ou pardos. Eles são uma força eleitoral importante.


Porque então existem tão poucos negros ou pardos ocupando cargos políticos?
Lógico que não se deve votar em um político apenas pela cor de sua pele. As propostas, o caráter também devem ser levados em consideração. Existem políticos negros corruptos também. Mas será que não haveriam negros suficientemente capacitados para serem eleitos? 44% é uma representatividade bem alta. Deveria haver pelo menos esta porcentagem nos cargos eletivos. O problema é que os próprios negros não estão confiando neles mesmos?
Começa de casa: uma boneca branca é melhor que uma negra, um político branco será melhor que um negro também.
Repito que um negro não deve votar em um candidato só pela cor da pele e nem que somente negros votem em negros. A questão não é essa. A questão é que eles não estão tendo representatividade no governo.



Traduzindo: A concisa história das relações negros-brancos nos EUA
Quadro 1: Isto é para o seu próprio bem... (Não é!)
Quadro 4: (Já chega! Eu vou subir!)
Quadro 5: Eu realmente sinto muito por ter sido racista antes. Estou melhor agora.
Quadro 6: (Ótimo. Me dá uma mãozinha, então?) Claro que não! Isto seria racismo reverso. Olha, se eu subi aqui por mim mesmo, porque você também não pode?

Os negros ajudaram a construir a riqueza do povo branco, com seu trabalho escravo. Desta forma, os negros foram, após a abolição, marginalizados, pois não tinham condições, por si mesmos, de ter acesso à educação e à cultura. Ninguém, naquela época, se preocupava em integrar os negros à sociedade. A abolição veio por pressões da Inglaterra por mercado consumidor e muitos preconceituosos foram contra a abolição, considerando ainda o negro como sub raça.

O problema é que na nossa sociedade atual, não só os negros são pobres e favelados. Hoje em dia, além do preconceito racial, há também o social. Desta forma, se você é pobre, você não têm acesso aos mesmos direitos que os de classe média. Se além de tudo for negro, pior ainda, se além de tudo for mulher, ainda pior, se for obesa, ainda pior, se for idosa, pior, se for gay, pior ainda.
Coitada da pessoa que for, além de pobre, negra mulher obesa idosa e gay.

Esses grupos acima sofrem mais discriminação que qualquer outro.

Existe discriminação contra brancos por parte de negros? Sim. Mas além de mais raro (muito mais raro), nunca soube de nenhum branco que foi cerceado em seus direitos fundamentais por causa da ação de algum negro que tenha este preconceito.


Quando digo aqui que odeio o racismo, significa que eu o odeio em todas as suas vertentes. Eu acho as camisas 100% negro tão idiotas quanto as 100% branco, embora eu nunca tenha visto uma camisa assim. O fato é que todos têm direito de sentir orgulho da própria raça, seja ela qual for. Eu apenas não vejo a necessidade de uma pessoa sair com uma camisa escrita 100% branco porque não há a necessidade do branco se reafirmar. Ele não precisa disto. A sociedade já o reafirma o tempo todo.

O que gosto de dizer é que o racismo do branco em relação ao negro não justifica o racismo do negro em relação ao branco.

Não existe racismo mais ameno. Racismo é racismo. E todo ele deve ser condenado.

Quando eu falei que o branco não sofre discriminação racial significante, eu falo pelo Brasil que eu conheço, mas posso, claro, estar enganado.

O rapper Jay-Z, namorado da cantora Beyoncè foi acusado de promover o racismo, ao barrar a entrada de brancos em uma festa para ela.


Na África do Sul, os brancos estão sofrendo perseguição, inclusive as crianças brancas. Nada justifica isso. Não era isso que Mandela queria. Ele queria que brancos e negros convivessem passificamente, um não sobrepujando o outro.


Para não falar que nada assim ocorre no Brasil, eu ouvi dizer, mas não tenho a menor comprovação de que isso exista ou tenha existido, que um grupo na Bahia não permitia a entrada de brancos. Grupo de que? Bite me, como dizem os americanos. Pode ser de carnaval, pode ser de algum grupo de sincretismo religioso, não sei, mas me lembro que ouvi comentarem isso comigo tem muito tempo. Se alguém souber do que se trata, por favor poste nos comentários.

Toda discriminação é lamentável, tanto a do rapper, quanto os da África do Sul, quanto até mesmo as em menor escala no Brasil.

Isso para nem mencionar a agressão do Netinho, que é cantor e foi eleito para um cargo público em SP, contra um funcionário da RedeTV!

Neste momento quero deixar claro o meu objetivo: a esta altura vocês devem estar ser perguntando como que pode uma pessoa postar um tópico sobre racismo e ir desenvolvendo o texto até um ponto em que começa a falar mal de alguns negros?

Bom, para começar, o objetivo do tópico é falar mal do racismo e consequentemente, de todos que o praticam.

Para qualquer debate sério, não devemos ser parciais e devemos abordar o tema em todos os seus aspectos. O início da postagem foi falando do racismo maior, o dos brancos em relação aos negros. Sigo falando que o inverso também acontece.

Entendem agora porque eu disse lá em cima que o racismo é um vírus?

Todos temos nossos preconceitos e todos os escondemos em algum lugar. Não há inocentes. Há também negros racistas e isso também deve ser combatido. As leis devem se portar de forma que iniba esses atos odiosos.

Por falar em lei, um assunto que não podemos deixar de tocar neste já extenso tópico, é sobre as cotas raciais.

Lá em cima eu já tinha comentado sobre a situação de miséria da maioria dos negros e de grande parte da sociedade que também não é negra.

O pobre, no Brasil, não tem acesso à educação. O negro, pela maioria ser pobre, são os que mais sofrem com isso.

Muita gente diz que o pobre que é negro é mais pobre que o branco que é pobre.

Malgrado a situação do negro em nossa sociedade, é verdade que ele tem menos acesso. Por isso, existe já uma lei que prevê cotas de acesso às universidades para alunos provenientes da rede pública, ou seja, os pobres.

Com esta lei, como a maioria dos negros é pobre, eles serão os maiores beneficiados. Não só eles, mas todas as outras raças que também não têm acesso à educação e tem tanto direito quanto o negro.

O problema de uma cota racial e não social, é que você diz à sociedade que não é todo pobre que tem direitos iguais. O pobre que é negro teria mais direito que o pobre que é branco. Convenhamos que a situação de pobreza é dura para todos. Como eu posso falar para uma pessoa pobre que é branca que o pobre que é negro tem mais direito ao acesso à educação que ele, que também precisa e que também vive na miséria e que também é um excluído da sociedade?

Este é o problema de cotas raciais, pois elas se tornam cotas racistas, e o racismo deve, a todo custo, ser evitado.

O negro é excluído porque é pobre e não somente porque é negro. Haja vista que os negros ricos não têm o menor problema em conseguirem o que querem. Isso não significa que mesmo os ricos não sofram racismo. O que quero dizer é que o negro que não entra na universidade, não o faz não por ser negro, mas por ser pobre.

Desta forma, com o fim de corrigir uma injustiça social e ao mesmo tempo beneficiar os negros e todos aqueles que se encontram em situação similar à do negro, com a vantagem de não criar leis que possam se configurar como racistas, a solução melhor, profilática, seria criar cotas sociais, ou seja, para aquele que, devido à sua condição econômica, não pôde prover para os filhos o acesso à educação de qualidade.

2 comentários:

  1. Cérebros? Desde quando racistas possuem cérebros? Ora, o preconceito e demais atos racistas por eles praticados demonstram que suas caixas cranianas são ocupadas por amebas e não por cérebros. Rev. José do Carmo da Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro reverendo.
      Entendo e compartilho de sua revolta.
      Porém, vamos nos lembrar de que muitos racistas só conheceram esta forma de ver a vida por influência de seus pais.
      Ninguém nasce racista. Isto é ensinado.
      O dever de todo o cidadão e principalmente de pessoas com um rebanho de almas, como parece ser o seu caso, deveria ser o de educar.
      Reverter a educação perniciosa que os racistas receberam. E principalmente não odiar, pois o ódio é o trabalho deles, e não o nosso.

      Excluir